Desde o começo da década de 1990, com iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha Outubro Rosa mobiliza instituições e empresas do mundo todo, com a meta de divulgar informações sobre diagnóstico antecipado e o tratamento do câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres em todo o planeta.
De acordo com números da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), só
em 2018, foram mais de 2,1 milhões de diagnósticos de câncer de mama, estima-se
que mais de 620 mil mulheres morreram da doença no mesmo ano.
O câncer de mama é influenciado por vários fatores, desde a predisposição genética até questões como obesidade, exposição à radiação e determinados elementos químicos, assim como questões ligadas aos hormônios e períodos, como a menopausa. De acordo com especialistas, não há um método 100% garantido de impedir que o câncer apareça, mas existem cuidados preventivos que devem ser feitos periodicamente.
Apenas 10% dos casos são hereditários. De acordo com estatísticas do INCA, 90% das mulheres que têm câncer de mama não possuem a doença no histórico familiar. Por isso, a prevenção deve chegar a todas as mulheres.
Além do autoexame, é imprescindível que as mulheres realizem exames mais detalhados, como a mamografia, por exemplo, que, a partir dos 50 anos, deve ser feita duas vezes por ano (segundo o Ministério da Saúde). O Outubro Rosa é ainda uma oportunidade de conscientizar sobre outros tipos de Câncer que afligem mulheres de todo o planeta, como o de colo de útero, que pode ser detectado por meio de exames, como o Papanicolau.
Além da segurança de todas as pessoas no trânsito, neste mês, o Simead se mobiliza também pela saúde e pela vida de todas as mulheres. Aproveitamos para relembrar a importância da informação e conscientização para ampliar, cada vez mais, o combate e a prevenção ao câncer.
(Com informações do Femama, INCA, Huffpost, Oncoguia.org)