Informações impressionantes que vão mudar a sua visão sobre o perigo do trânsito!

Grande parte dos acidentes de trânsito no Brasil ocorre por falhas humanas. Seja pela imprudência, pela falta de responsabilidade e até por dirigir sob o efeito de álcool e drogas, as mortes no trânsito continuam altas todos os anos apesar das crescentes punições e intensivas campanhas de direção no trânsito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3.400 pessoas morrem por dia – todos os dias – em acidentes de trânsito. Outras dezenas de milhões são feridas a cada dia. De acordo com o mesmo órgão, a média mundial de mortes nesse cenário é de 18 para cada 100 mil habitantes.

No Brasil, estima-se que a cada 15 minutos uma pessoa morra em decorrência de um acidente de trânsito. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, historicamente, entre as causas mais comuns de acidentes com morte, estão a desatenção do motorista, excesso de velocidade, ingestão de álcool, desobediência à sinalização e ultrapassagens indevidas.

De acordo com informações da administração do Seguro DPVAT, em 2018, mais de 320 mil indenizações foram pagas em todo o Brasil. Cerca de 70% de todas elas foram para acidentes com vítimas que passaram a ficar com algum tipo de invalidez permanente após o incidente.

Quase 90% das colisões fatais são causadas por erro humano – logo, poderiam ser evitadas com a conscientização e um maior respeito entre pedestres, motociclistas e motoristas (de carro, caminhão etc).

Além do fator cultural, existem questões técnicas, como a falha em leis e sinalização, e as más condições das pistas e de veículos. No entanto, a tolerância e o respeito ainda fazem a diferença no dia a dia. Cada vez mais, motoristas precisam se conscientizar acerca das leis, uma vez que são feitas para a própria segurança e preservação da vida de cada um deles. Mais do que pontuação e multa, as leis são uma forma de regularizar o fluxo de carros e garantir a todos um caminho mais seguro às idas e vindas de todos os dias.

Quando você investe na sua reciclagem de CNH e dedica tempo para regularizar sua documentação, você também contribui para um trânsito mais seguro a todos os passageiros. O Simead pratica essa ideia!

(Com informações FGV, Revista Exame e Agência Brasil)

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype
Arquivos

Navegação do post

Como regularizar a CNH e aproveitar as férias de fim de ano 

O passo a passo essencial para viajar e transportar com tranquilidade, segurança e dentro da lei  O fim de ano está chegando e, com ele, as tão esperadas férias. No entanto, para muitos motoristas, uma preocupação pode transformar os planos de lazer em dor de cabeça: a CNH suspensa. A boa notícia é que existe um caminho simples e acessível com a SIMEAD para colocar tudo em ordem antes de pegar a estrada, e quanto antes o motorista agir, melhores serão as chances de evitar o cancelamento de viagens e os momentos de diversão com a família.   Verificar a CNH antes das férias é indispensável  As férias de dezembro e janeiro costumam trazer aumento no fluxo de viagens e fiscalização intensificada nas rodovias. Isso significa que qualquer irregularidade na habilitação pode gerar multas, retenção do veículo e o impedimento de seguir viagem.   Para

Leia mais »

Formulário para download