Você finalmente conseguiu conciliar suas férias de fim de ano com toda a família, prepara-se para pegar a estrada e iniciar uma viagem muito marcante! Fazer uma longa viagem de carro, em uma época na qual o fluxo das estradas aumenta consideravelmente, envolve a necessidade de algumas preocupações. Neste post, você saberá alguns dos principais problemas e como evitá-los – ainda que muitas pessoas os ignoram.
No último fim de ano, em 2018, a Operação Ano Novo da PRF indicou uma diminuição de 30% no número de acidentes e de 20% no número de mortes ocorridas no período, em relação ao fim de ano de 2017. No entanto, a mesma época registrou um aumento nas autuações e multas relacionadas à direção perigosa, direção acima do limite e aos casos de embriaguez ao volante. Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro de 2019, foram registrados 880 acidentes. Enquanto, neste ano, o total de mortos foi 70. Houve menos mortes, mas o descumprimento e a imprudência ainda seguem em alta. Ao se preparar para pegar a estrada, há algumas precauções que você deve ter.
Checar itens de segurança: antes de sair para as rodovias, visite seu mecânico de confiança. É imprescindível fazer uma revisão geral do automóvel e cuidar de itens específicos como a correia do motor e os sistemas de freios e do do radiador. Cuide e faça as correções necessárias para seguir com uma viagem mais segura e tranquila.
Limite de velocidade: atenção aos limites para manter a sua viagem segura! Evite correr demais, mantenha a cautela e a responsabilidade em primeiro lugar e preserve a vida de todos. Cuide-se para aproveitar melhor os bons momentos junto das pessoas mais especiais da sua vida.
O horário ideal – para evitar congestionamentos, o ideal é pegar a estrada no início da manhã. Segundo informações da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), em geral, o movimento é mais intenso das 11h até às 22h, logo, quando você se antecipa, evita fluxos maiores de carros. Verifique notícias e aplicativos de monitoração do tempo real do trânsito para saber sobre problemas nas vias e avaliar a possibilidade de mudar o caminho.
Encha o tanque – não adianta se programar para evitar trânsito e ficar parado na estrada por falta de gasolina. O próximo posto pode não ser tão próximo quanto você imagina. Além do check-up do veículo, mantenha o seu tanque abastecido e evite estresse.
(Com informações EBC, IG Turismo, UOL)