Direção defensiva – Entenda como ela ajuda a salvar mais vidas no trânsito!

Comportamento cauteloso e seguro, com uma postura preventiva e responsável assumida pelo motorista ao volante. Resumindo, é nisso que consiste a chamada direção defensiva, um tipo de cultura no trânsito que, todos os anos, salva milhares de vidas todos os anos. 

Ao exercer a direção defensiva, o condutor, que conhece seu veículo, guia-o com responsabilidade, respeitando a legislação e tendo em mente que pode encontrar condições adversas ou motoristas imprudentes durante os trechos. O motorista defensivo dirige por si e pelos outros, sendo responsável com pedestres, motociclistas e vários outros condutores ao seu redor.  

Um motorista que dirige de forma defensiva exerce, todos os dias, ações para prevenir qualquer tipo de acidente. Entre elas, podemos citar: manutenção antecipada e preventiva dos veículos; postura empática e atenta do condutor, ou seja, estar concentrado em todo o momento em que estiver ao volante; respeito aos limites de velocidade; e olhar atento sobre condições da pista e do clima, como curvas e buracos.

Entenda como ela ajuda a salvar mais vidas no trânsito!

A direção defensiva reduz os riscos associados à condução irresponsável ou negligente. Ao adotar práticas responsáveis, os motoristas estarão mais preparados para reagir a imprevistos.

Segurança dos ocupantes do veículo.

Ao conduzir defensivamente, os motoristas estão colocando a segurança de seus passageiros em primeiro lugar.  O uso correto dos dispositivos de segurança, como cintos de segurança e cadeirinhas infantis, junto de uma condução cautelosa e do respeito aos limites de velocidade pode minimizar os danos em caso de colisões.

Segurança dos pedestres e ciclistas.

A direção defensiva também é crucial para garantir a segurança dos pedestres e dos ciclistas. Ao antecipar situações de risco, os motoristas podem evitar colisões e proteger os usuários mais vulneráveis das vias.

E mais: no caso de motoristas profissionais, a direção defensiva é essencial para tornar o trabalho dele e o de outros condutores de empresas mais tranquilo para todos. Além disso, eles passam, todos os dias, dirigindo por muitas horas, o que pode comprometer seu nível de atenção e aumentar seus vícios ao volante. No caso ainda de veículos pesados e de caminhões, que envolvem riscos e danos maiores, cada ação de segurança é essencial.


Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype
Arquivos

Navegação do post