Que tal manter a renda dirigindo com táxi ou aplicativo? Saiba como tornar-se um motorista profissional!

Já imaginou trabalhar como motorista de aplicativos ou táxis, podendo dirigir no seu horário, ganhar proporcionalmente ao seu número de corridas e não precisar receber ordens diretamente de um chefe? Já pensou em conhecer lugares e circular por toda a sua região enquanto recebe por isso?


Durante essa pandemia, começar a dirigir como motorista profissional é uma forma simples e eficaz para manter sua renda. Primeiramente, é necessário avaliar se os seus documentos estão em ordem e se você tem restrições (penais e criminais). No caso do Uber, os requisitos básicos para dirigir pelo aplicativos são: ter mais de 21 anos, realizar um teste psicológico, não estar com nenhum processo (civil ou penal) em aberto, ter seguro do carro e ter um smartphone (compatível com o aplicativo).

É necessário cadastrar-se pela página do UBER e seguir os procedimentos. Para mais informações, veja nosso artigo completo sobre como se tornar um motorista. Ao contrário do que muita gente pensa, existe um limite de tempo para que o carro possa ser usado, caso o motorista não possa alugar um carro específico para isso – como muitos motoristas fazem – é preciso que ele tenha um carro em bom estado: no mínimo do ano de 2008,  4 portas e GPS.  É importante ter também a habilitação com a categoria EAR (de quem exerce atividade remunerada).

É imprescindível que ele tenha ar condicionado e possa comportar pelo menos 4 passageiros, além do motorista, o carro deve ser de cor branca ou cores escuras (sem adesivos). Para faixas mais “seletivas” do aplicativo, como o Uber Black, o carro precisa seguir outros critérios, verifique o site do aplicativo para saber mais.

No caso do 99 App, é preciso informar apenas dados como RG, CNH, CRLV (registro e licenciamento do carro), além de um comprovante de residência. Em geral, motoristas consideram o 99 táxis menos burocrático em relação às exigências, no entanto, muitos passageiros confiam mais na segurança do Uber. Para se cadastrar, é necessário apenas baixar o aplicativo e efetuar o cadastro ou ir até um ponto de atendimento pessoal.

O valor da inclusão da observação EAR na habilitação varia de estado para estado e depende também do quanto é cobrado na clínica credenciada pelo exame psicotécnico, valendo a pena consultar o site do Detran referente à sua residência.

No caso dos táxis, além de ter bastante domínio e conhecimento da região de atuação, é preciso possuir autorizações legais para exercer a função junto ao Poder Público Municipal (geralmente em órgãos responsáveis pelo trânsito ou na Prefeitura), pertencer a uma frota de taxistas e manter o veículo em dia em relação à documentação. Posteriormente, questões de padronização do veículo (plotagem, cor e adesivagem) devem ser verificadas.

Em todos os casos, é necessário que o motorista tenha um perfil cordial e receptivo com pessoas (já que muitos passageiros diferentes irão entrar no veículo). Além disso, é necessário que a CNH esteja em ordem no caso de infrações e pontuação, sem nenhum tipo de suspensão.

Caso sua CNH esteja com 14 a 19 pontos faça já o Curso Preventivo e não corra riscos de ficar sem trabalhar. Mas se sua carteira estiver suspensa ou cassada, faça o Curso de Reciclagem e regularize sua habilitação!

Conte com o Simead para solucionar seus problemas. Acesse o site agora e garanta a sua vaga!

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype
Arquivos

Navegação do post